top of page

Invocação do Mal 3, a Ordem do Demônio: Vale a pena assistir?

Escrito por Roderick Usher

Este Post contém spoilers do filme.

Há muito tempo, o gênero do horror sobrenatural vem caindo em clichês e se valendo de jump scares para trazer o público ao cinema. Isso pode até funcionar para o tipo de audiência mais afeita ao cinema pipoca, que gosta de levar bons sustos. Mas, tenho certeza que este não é o seu caso, caro leitor, pois, você que veio ao Nerd Estranho é um expectador de bom gosto e possui um nível crítico acima da média, por isso vamos tratá-lo como tal!!!

A tradução do título ao português - Invocação do Mal 3, a Ordem do Demônio" - já começa um pouco confuso tendo em vista o que o filme tenta entregar. Desta forma, para muitos que, como eu, tentam vislumbrar um sentido lógico do conteúdo da telinha com o título, veremos que já existem discrepâncias aí. Pensei que o título entregaria alguma espécie de seita, culto ou ordem demoníaca do chifrudo (sai pra lá!!), ou até mesmo teríamos alguma espécie de comando, ou ordem imperativa do tinhoso dentro da película, entretanto nada disso ocorre.

Vale mencionar ainda que esta confusão com o título só ocorre na versão do filme em português, visto que em inglês a tradução correta é "O diabo me fez fazer".

Contudo, o filme possui um desenvolvimento rápido e envolvente, logo de cara já lança um exorcismo pesado, em que o exorcizado é uma criança, de sorte que faz juz à rima visual e referência a outro clássico do gênero: “O Exorcista”, de 1977.

A história trata de um caso real que foi à justiça americana, onde Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) ajudam a defesa a provar que um homicídio foi causado por uma possessão demoníaca, assim, a partir destes elementos começa uma verdadeira investigação paranormal à la Sherlock Holmes, que envolve o espectador de forma soturna na trama, que ao invés de vir imbuída apenas com o elemento sobrenatural, traz também em seu escopo um satanista como antagonista da história. Isso é fascinante, pois podemos perceber que o mal não permeia só quando convencionamos chamar os espíritos demoníacos ou o diabo, mas é intrínseco à própria natureza humana.

Por outro lado, as atuações são convincentes, logo, em nenhum momento o telespectador se sente perdido, pelo contrário, quando o clímax chega ficamos com uma sensação de “quero mais”, e isso talvez tenha sido um erro de roteiro, pois o filme é muito crescente, porém seu desfecho não se identifica como um encerramento. Aliás, a película leva muito crédito ao entender que já estamos cansados de sustos em jump scares ou com a trilha sonora mais forte. Por conta disso, o âmago é a ambientação, a fotografia claustrofóbica e o roteiro, que criam o clima perfeito para uma investigação de certa forma policial.

Desse modo, torna-se evidente que o diretor Michael Chaves não teve escrúpulos em deixar sua marca. Tendo isso em vista, Invocação do Mal 3 é um ótimo filme para os fãs da série. Tomara que a história continue!

Nota da Nerd Estranho: 7.5/10.

Texto revisado por Ana Freitas da Rocha.

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por Nerd Estranho. Todos os direitos reservados.

bottom of page